terça-feira, 24 de março de 2015

Dia Internacional da Sindrome de Down e Inclusão Profissional no SESI

Ao redor do mundo dezenas de eventos celebraram no dia no dia 21 o Dia Internacional da Sindrome de Down, aqui em Niterói, um dos pontos altos da comemoração aconteceu no Campo de São Bento.





















No evento estava presente representantes do SESI, cadastrando os interessados em participar do projeto de inclusão profissional e também apresentando o jovem João, que participou do projeto e hoje se destaque no ramo da Panificação, sendo inclusive ganhador de prêmios e competições, na área. 

Encontramos essa matéria e publicamos aqui para você entender e participar um pouco mais desse trabalho.

Parabéns ao Sesi e a todos que de alguma forma contribuiram para a realização desse maravilhoso evento.






Com o seu programa de ações inclusivas (Psai), o Senai qualificou 9.622 pessoas com necessidades educacionais especiais. Isso representa 65% do número total de qualificados em 2011.

Os dados mostram um aumento do número de qualificados anualmente. Em 2007, foram 10.176; 2008, 10.896; 2009, 12.530; 2010, 13.049; e em 2011 14.830 pessoas. “A pessoa com deficiência (PcD)está mais esclarecida e começou a buscar seus direitos, pois percebe que ela é capaz. A qualificação é o primeiro passo para a inserção dos PcDs no mercado de trabalho”, avalia  a gestora nacional do Psai, Adriana Barofaldi.

A área de panificação e confeitaria é uma das mais procuradas pelas
pessoas com necessidades educacionais especiais (Foto Divulgação)

O programa, criado em 1999, atende à legislação que ampara aos PcDs para adaptação e flexibilização curricular. Para isso, o SENAI qualifica seus colaboradores e educadores em todo o país. “Os PcDs podem fazer qualquer curso oferecido pela organização, desde que atendam o pré-requisito exigido pela ocupação. Basta procurar as nossas escolas ou se cadastrar em nosso site”, informa Adriana.

O Psai já recebeu três prêmios e-Learning Brasil, que elege os melhores trabalhos de organizações empresariais e de ensino do país, que usam recursos tecnológicos para promover o aprendizado dos alunos.

O Psai amplia a qualificação profissional dos deficientes em cursos regulares do Senai e a inserção no mercado de trabalho. O programa também beneficia mulheres, negros e índios, quebrando a barreira do preconceito, e a re-qualificação profissional de pessoas idosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário